5 found
Order:
  1.  14
    Professores(as) formadores(as) e suas concepções sobre o papel do(a) professor(a): uma análise a partir de Giroux, Freire e Gur-Ze´ev.Arthur da Silva Poziomyck & Alexandre Anselmo Guilherme - 2022 - Conjectura: Filosofia E Educação 27:022022.
    Este artigo discute o tema do papel do(a) professor(a) na Educação a partir da produção teórica dos autores Henry A. Giroux, Paulo Freire e Ilan Gur-Ze´ev, e de uma pesquisa de campo aplicada a professores(as) formadores(as) no Brasil. Para tanto, aborda alguns conceitos propostos por cada um dos três autores, tais como o conceito de intelectual transformativo proposto Giroux, a perspectiva do(a) professor(a) como um libertador político desenvolvida por Freire, e o conceito de professor-improvisador descrito por Gur-Ze´ev na sua teorização (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  17
    Educação continuada de professores: diálogos emergentes a partir da visão de Gert Biesta // Teacher’s lifelong learning: emerging dialogies from Gert Biesta’s philosophical views.Alexandre Anselmo Guilherme, Bettina Steren dos Santos & Carla Spagnolo - 2020 - Conjectura: Filosofia E Educação 25:020025.
    A Educação Continuada de professores é reconhecida como indispensável e fundamental para a qualificação dos processos de ensino e aprendizagem. Para tanto, neste estudo, levaremos em consideração alguns aspectos dessa temática. Em primeiro lugar, precisamos ter conhecimento das diretrizes que tratam da Educação Continuada de professores, ou seja, compreender de onde viemos e qual é a proposta das legislações nacional e internacional. Em segundo lugar, explanaremos e discutiremos conceitos teóricos que tratam da temática, em especial a visão de Gert Biesta, (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  3
    Plutocracy, Platonism and Education in Brazil: Some Reflections on the COVID-19 Pandemic.Alexandre Anselmo Guilherme & Bruno Antonio Picoli - 2021 - RUDN Journal of Philosophy 25 (4):589-601.
    The Lancet stated in its editorial on the 9th of May 2020 that the situation in Brazil was very problematic insofar as the COVID-19 pandemic was concerned. More than a year later, Brazil already registered more than half a million deaths from complications of COVID-19, which places it in second place in the world ranking of deaths despite having the seventh-largest population in the world. Despite this utterly tragic situation, in July 2021, almost 40% of the Brazilian population approved of (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  9
    Memória, ética e estética: algumas considerações a partir de Adorno, Levinas e Gur-Ze’ev.Bruno Antonio Picoli & Alexandre Anselmo Guilherme - 2020 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 65 (2):e37851.
    A reflexão parte da tarefa que Benjamin atribui aos que estão vivos: originar um verdadeiro “estado de exceção”. Compreende-se que essa é a tarefa primeira de uma Educação Histórica ética e estética. O artigo está organizado em três partes que compreendem os três elementos indissociáveis que constituem os primeiros movimentos no sentido de superar o “estado de Exceção” da violência sem memória. Na primeira parte, discutimos, a partir de Adorno, o “estado de exceção” da violência sem memória e reafirmamos o (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  17
    Discussões sobre o genocídio da juventude negra brasileira à luz de Frantz Fanton.Cristiane Silveira Santos & Alexandre Anselmo Guilherme - 2020 - Conjectura: Filosofia E Educação 25:222-239.
    O presente trabalho reflete sobre a significativa e desigual morte de jovens negros no País. Para tanto, a produção traz uma discussão sobre o teórico martinicano Frantz Fanon que, com suas ideias sobre racismo e colonialismo, nos ajuda a reconhecer o racismo brasileiro e a condição em que vivem os jovens negros do Brasil. Apesar de Fanon afirmar que suas considerações se referem apenas ao momento histórico em que escreve e aos estudos de colonialismo, acreditamos ser fácil fazer um paralelo (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark